ADVENTO – Celebrar em Família – 1º Domingo (1º/12)

CELEBRAÇÕES EM FAMÍLIA
As celebrações em família são simples e breves. É importante que os filhos, sobretudo as crianças, sejam incentivados a participarem da preparação da coroa. Neste processo os pais vão falando do Natal de Jesus Cristo e de sua preparação.
Realça-se particularmente o símbolo das velas, que significam Jesus Cristo como luz do mundo. Daí a conveniência de se fazer a celebração à noite, de preferência aos sábados ou aos domingos.

PRIMEIRA CELEBRAÇÃO
I Domingo do Advento
A vela do Profeta: a esperança
(Tudo preparado, inicia-se a celebração com todas as velas apagadas.)
ABERTURA
D: Vem, Senhor Jesus! Aumentai a nossa esperança.
T: Vem Senhor Jesus!
PALAVRA DE DEUS
D: Ouçamos a Palavra de Deus.
L: Do livro do Profeta Isaías (65, 1.16-17.25)
Diz o Senhor: “Fui perguntado por que não se interessava por mim, fui achado por quem não me procurava. E eu disse: ‘Eis-me aqui, eis-me aqui’ à pessoas que não invocavam meu nome. Antigas aflições cairão no esquecimento, ficarão escondidas de meus olhos. Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um
povo cheio de alegria. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, o leão, como o comerá palha, e o alimento da serpente é o pó. Não se causará dano nem morte em todo o meu santo monte”.
REFLEXÃO
D: O profeta Isaías descreve o reino messiânico que Deus vem estabelecer neste mundo através de seu Filho, Jesus Cristo. O Messias será a luz que vai iluminar o mundo, os caminhos de cada pessoa. Ele é a esperança de todas as pessoas humanas. Jesus Cristo veio como luz e esperança do mundo. Ele vem hoje quando lembramos sua vinda na festa de seu nascimento, o Santo Natal, e ele virá um dia em sua glória para acolher a todos no Reino de seu Pai, o céu.
(Aqui o dirigente pode abrir espaço para uma breve partilha da Palavra ouvida.)
ACENDIMENTO DA VELA
D: Hoje vamos acender a primeira vela da Coroa de Advento, a vela do Profeta, a vela da esperança, para recordar que Jesus Cristo é a nossa única esperança. Vamos agradecer a Deus pelas promessas que fez à humanidade e a esperança que despertou e continua a despertar em cada um de nós.
(Acender a vela. O menor dos filhos, se já tiver condições de fazê-lo, acende a vela do Profeta, enquanto todos entoam uma estrofe do canto Uma vela acendemos (C.O., n. 52.)
||:Uma vela acendemos neste momento. * É a primeira vela da coroa do Advento.:||
||:Uma voz que clamava no deserto, falou: Preparai os caminhos do Senhor!:||
||:Vem, vem Jesus! Vem, vem Jesus! * Que nos ilumine a tua luz!:||
(Ou a primeira estrofe do canto Senhor, vem salvar teu povo (Apêndice, n. 1).)
3 ORAÇÃO
D: Rezemos um momento em silêncio olhando para a vela acesa.
(O dirigente continua:)
Ó Deus da esperança, quando os seres humanos se separaram da vossa amizade, do vosso amor, nunca os abandonastes. Já aos primeiros pais Adão e Eva prometestes um salvador, um filho de sua descendência, que haveria de vencer o inimigo e restabelecer a comunhão de amor e de vida conosco. Renovastes a promessa através de Abraão, do Rei Davi e do Profeta Isaías. Nós vos agradecemos porque finalmente nos enviastes o Salvador nascido da Virgem Maria. Assim como a humanidade soube esperar o Salvador, concedei que também nós nos preparemos para acolher o Salvador que vem novamente na comemoração do seu Natal. Aumentai nossa esperança. Nós vos pedimos que Cristo nasça em nossos corações nesta Santo Natal. Nós vos pedimos, por Cristo, Nosso Senhor.
T: Amém.
(O dirigente pode despertar algumas preces espontâneas.)
D: E rezemos juntos a oração que o Senhor nos ensinou:
T: Pai nosso…
D: Saudemos Maria, de quem deverá nascer o Salvador:
T: Ave Maria…
(Aqui pode-se entoar um canto como Da cepa brotou a rama (C.O., n. 6, Apêndice, n. 2, p. 102).)
BÊNÇÃO
D: (Todos fazendo o sinal-da-cruz:) Deus nos abençoe e nos guarde vigilantes na esperança, o Pai e o Filho e o Espírito Santo.
T: Amém.

franciscanosrondinha.com.br

compartilhar