ADVENTO – Celebrar em Família – 2º Domingo (8/12)

SEGUNDA CELEBRAÇÃO
II Domingo do Advento
A vela de Belém: a salvação para todos

(Preparado o ambiente, acende-se a vela da primeira celebração. Enquanto se acende esta primeira vela pode-se entoar uma estrofe de um canto do Advento como Como o sol nasce da aurora (C.O., n. 10, Apêndice, n. 3).
ABERTURA
D: Vem, Senhor Jesus! Que a tua luz brilhe sobre nós.
T: Vem, Senhor Jesus!
D: Estamos celebrando o segundo Domingo do Advento. Todos são chamados a Belém como pastores que receberam a boa notícia do nascimento do Salvador e os magos do Oriente guiados pela estrada.
Acenderemos por isso a vela de Belém, onde encontraremos o Cristo que lá nasceu e foi colocado numa manjedoura.
PALAVRA DE DEUS
D: Ouçamos o que Isaías nos conta sobre alegria que invadirá o povo de Israel, a lua que o iluminará.
L: Do Livro do Profeta Isaías (60, 1-15).
Levanta-te, acende as luzes, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras sobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. Ao vê-los, ficarás radiante, como o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações.
REFLEXÃO
D: Em Belém nasce Jesus, a luz do mundo, motivo de alegria e de felicidade para todos os povos. A luz da vela atrai a atenção de todos e particularmente das crianças. Assim, Jesus, a luz do mundo, atrai todos a si. Quando os pastores nos arredores de Belém ouviram a boa notícia do nascimento do Salvador, foram logo a Belém, onde encontraram o Menino Jesus e o adoraram. Também nós neste Natal vamos encontrar novamente o Menino Jesus. Mas precisamos preparar o nosso coração para acolher nele
Jesus.
(Aqui o dirigente pode abrir espaço para uma breve partilha da Palavra ouvida.)
ACENDIMENTO DA VELA
D: Acendemos hoje essa vela para lembrar que Jesus chama a todos (crianças, jovens, gente grande e velhinhos), para encontrar-se com Ele. Agradeçamos a Deus a esperanças em sua vinda e a vocação de todos para a fé.

5 (Enquanto se acende a segunda vela, a vela de Belém, canta-se a segunda estrofe do canto Uma vela acendemos (C.O., n. 52).)
||:Duas velas acendemos neste momento. * É a segunda vela da coroa do Advento.:||
||:Uma voz que clamava no deserto, falou: Preparai os caminhos do Senhor!:||
||:Vem, vem Jesus! Vem, vem Jesus! * Que nos ilumine a tua luz!:||
ORAÇÃO
D: Olhando para as velas acesas, rezemos um momento em silêncio.
(O dirigente continua:)
Deus, nosso Pai do Céu, quisestes que o vosso Filho nascesse entre os homens como luz do mundo na pequenina cidade de Belém. A luz que brilhou primeiro em Belém ilumine também os nossos corações, os corações dos nossos parentes e amigos, os corações que se encontram na escuridão do mal, da violência e do pecado. Que todos se deixem iluminar pela luz de Belém. Fazei que nos apressemos, a exemplo dos pastores e dos
magos, rumo a Belém para encontrar e adorar, na fé e no amor, o vosso Filho Jesus, o nosso Salvador e Senhor.
T: Amém.
(O dirigente pode despertar algumas preces espontâneas.)
D: E rezemos juntos a oração que o Senhor nos ensinou:
T: Pai nosso…
D: Saudemos Maria que em Belém nos deu Jesus Cristo, nosso Salvador:
T: Ave Maria…
(Aqui pode-se entoar um canto como Da cepa brotou a rama (C.O., n. 6, Apêndice, n. 2).)
BÊNÇÃO
D: (Todos fazendo o sinal-da-cruz:) Deus nos abençoe e nos conduza na luz da fé ao Santo Natal, o Pai e o Filho e o Espírito Santo.
T: Amém.

franciscanosrondinha.com.br

compartilhar