Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo


INSTITUTO RELIGIOSO DE VIDA CONSAGRADA:

CONTEMPLATIVA E ATIVA, inserida no mundo para levá-lo a Cristo.

O Instituto Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo nasceu em Nova Almeida – ES, fundado por obra da Madre Maria José do Espírito Santo em 30 de julho de 1984, transferindo-se para São Paulo em 1995. De estilo de vida profundamente contemplativo, radicado na tradição do Carmelo Teresiano, e, ao mesmo tempo, ardentemente apostólico, procuramos viver a alegria e a fecundidade espiritual, bem como o zelo apostólico. No pleno uso dons e carismas, procuramos evangelizar utilizando os mais diversos recursos e a mais diversificada criatividade própria desse mesmo Espírito para o bem das almas e o enriquecimento do Corpo Místico de Cristo.

O Carisma

Contemplar para evangelizar

“O Espírito do Senhor está sobre mim porque me ungiu, e enviou-me para anunciar a boa-nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para por em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.” Lc 4, 18ss

Por carisma queremos dar a entender a forma especial de vida que as Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo abraçam.

“O carisma das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo é viver segundo o Espírito em oração e ação apostólica, isto é, contemplar para evangelizar à luz do Espírito Santo, e, movidas pelos seus dons espirituais, frutificar em boas obras e sair a serviço dos irmãos onde e quando for necessário.” Regra de Vida CMES nº6.

No exercício do nosso Carisma somos impulsionados a mergulhar na presença de Deus por meio da Doutrina Carmelitana, buscando uma profunda intimidade com Ele. E assim, repletos da divina presença somos chamadas a evangelizar com renovado ardor.

O nosso ideal de vida é viver a contemplação e ação apostólica a serviço da Igreja e da humanidade. Os nossos trabalhos internos são intercalados pela oração comunitária e pessoal, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, leitura espiritual, Liturgia das horas, todos os momentos, até as 3 horas menores.

Na Catedral São João Batista estamos ajudando nas liturgias, catequese e com os coroinhas desde 11 de fevereiro de 2010.

 

Em Rio do Sul, residem as Irmãs:

Ir. Denise Cristina Alves, cmes
Ir. Eliza Santos Souza, cmes
Ir. Ligia Camargo Fonseca, cmes
Ir. Luciane Eleotério, cmes
Ir. Olívia Batista dos Santos, cmes