Nosso Vigário Paroquial


Pe. Josimar Baggio

Nasceu no dia 23 de agosto de 1986, na cidade de Xaxim, no oeste de Santa Catarina, e aos 04 de outubro do mesmo ano foi batizado na Matriz São Luiz Gonzaga, da mesma cidade.
Originário de família de descendência italiana, foi desde cedo incentivado a participar da comunidade católica, juntamente com seus pais, Lidenor e Ivanyr, e suas irmãs, Leila, Greice e Júlia.
Ao sentir o desejo de responder ao chamado à vida religiosa e sacerdotal, depois de partilhar com seu pároco, foi encaminhado aos estágios vocacionais no Seminário São José, de Rio Negrinho/SC, onde ingressou no segundo ano do Ensino Médio. Lá esteve durante os anos de 2003 e 2004. De 2005 a 2007 cursou a etapa da Filosofia em Brusque/SC, residindo na Casa Pe. Dehon durante os três anos. Em 2008 foi o Postulantado, em Corupá/SC, e em 2009 o Noviciado, em Jaraguá do Sul. Professou os Primeiros Votos Religiosos no dia 02/02/2010.
Depois de um tempo de discernimento fora da vida religiosa, que se estendeu desde a segunda metade de 2010 até 2013, tempo em que trabalhou e atuou como professor na Rede Marista de colégios, primeiro em Jaraguá do Sul/SC e depois em Ribeirão Preto/SP, e após a experiência intensa da Jornada Mundial da Juventude, discernindo e pesando a vida à luz de Deus, pediu o retorno à vida religiosa, como Dehoniano.
No ano seguinte, 2014, foi residir e atuar na cidade de Guabiruba/SC. Esta cidade tornouse muito querida para ele pela acolhida que lá recebeu e pela convivência alegre e frutuosa com as pessoas, ajudando na evangelização e readaptando-se à vida religiosa. Em novembro do mesmo ano passou a residir no Noviciado Nossa Senhora de Fátima e professou novamente os Votos Religiosos em 01/02/2015.
Desde o ano de 2015 residiu no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté/SP, frequentando as aulas de Teologia na Faculdade Dehoniana. No dia 09 de fevereiro de 2018, na Matriz Puríssimo Coração de Maria – São Bento do Sul/SC, professou os Votos Perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, e foi ordenado Diácono no dia seguinte na Matriz Santo Antônio de Pádua, em Rio Negrinho.
A sua Ordenação Presbiteral ocorreu no dia 22 de dezembro de 2018, na Matriz São Luiz Gonzaga, Xaxim/SC, tendo como bispo ordenante Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis. A sua Primeira Missa foi realizada na Comunidade São Cristóvão, na mesma cidade, no último dia 23 de dezembro. Escolheu como lema que lhe inspira como religioso e sacerdote o versículo dois do Salmo 88(89): “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor”.