A Iniciação à Vida Cristã (IVC) é o primeiro passo no processo de formação de novos fiéis católicos. Esse processo é dado por meio da catequese.
A catequese como IVC implica assumi-la como um processo vital de introdução de cristãos ainda não iniciados, nos diversos aspectos essenciais da vida cristã. E isso também inclui adultos batizados e não suficientemente evangelizados, mas que desejam retomar seu caminho de fé. Somos também chamados a dar atenção para a evangelização das famílias.
Logo, esta iniciação se desenvolve dentro do dinamismo trinitário, através dos três sacramentos:
- Batismo
- Eucaristia
- Crisma e catequese com adultos.
Missão
Temos como meta também anunciar o querigma aos pais e padrinhos e formar catequistas discípulos missionários numa metodologia de inspiração catecumenal.
Se dá o nome de Iniciação Cristã, porque significa o início de uma caminhada, um itinerário, com diversas etapas, através das quais o catequizando adquire maturidade, profundidade, transformação de sua vida. Assim, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário.
Principais eixos:
- A Família é o BERÇO da Iniciação à Vida Cristã;
- A Comunidade Igreja é a CASA da Iniciação à Vida Cristã;
- Inspiração catecumenal: proporcionar um encontro pessoal com Jesus Cristo e criar um sentimento de pertença à sua Igreja;
- Centralidade da Palavra de Deus;
- Centralidade do Mistério Pascal de Cristo, promovendo a vivência da missa em comunidade, favorecer o entendimento da liturgia e seus símbolos;
- Acontece por etapas: Querigma, Catecumenato, Purificação e Iluminação, Mistagogia – Dura em média 03 anos e meio a IVC de crianças e em média de 1 ano e meio a IVC adulta.