Primeiramente, temos um convite especial! Estamos prestes a começar uma grande jornada para aprender mais sobre a vida do Santo que preparou a vinda do Messias: São João Batista.
Você já parou pra pensar a grandiosidade desse santo que recebeu a missão de batizar o filho de Deus? Pois bem, muitas pessoas não percebem, mas a figura de João Batista salta aos nossos olhos quando lemos sobre a vida de Jesus.
Parece mesmo que a vida de João é um caminho paralelo ao de Cristo. Pois, à medida que Jesus se desenvolve na Casa de Nazaré, João Batista cresce em sua entrega que culminará no encontro com Aquele a quem tanto anunciou.
Sendo assim, não é à toa que encontramos em torno de sua vida um expressivo número de devotos e de cristãos que contam com sua intercessão em sua caminhada cristã.
Na verdade, para aqueles que contam com a intercessão e, de forma especial são devotados a São João, encontram nele um verdadeiro itinerário espiritual de como amar a Deus.
Continue lendo e encontre grandes motivos para tornar-se um devoto desse grande e reverenciado santo da Igreja Católica e de toda a história cristã.
João Batista é sinal para a humanidade
Quando nos deparamos com a história de João, percebemos que, desde o seu nascimento, Deus age poderosamente, confirmando que sua vida era um grande sinal para o mundo.
Assim, João nasceu na cidade do reino de Judá, sendo filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parente bem próximo de Maria, mãe de Jesus. E o seu nascimento já exalta o grande poder de Deus, pois sua mãe deu-lhe a luz quando já era idosa e estéril.
“Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João. Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor.” (Lc 1,12-15)
Sim, João é grande, como afirmou o Papa Francisco: “[…] é grande porque é humilde e toma o caminho do abaixar-se, aniquilar-se, o mesmo que tomará Jesus em seguida”.
“Uma voz exclama: ‘Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus’ (Is 40,3)”.
Outros profetas também prefiguram a pessoa de João Batista, pois nele toda a missão profética atingiu sua plenitude. Dessa forma, podemos dizer que toda a vida de João é um grande sinal para o povo de Deus.
São João Batista nos inspira
Sabemos que a vida dos santos são grandes modelos de santidade, mas quando falamos de João Batista é nítido perceber que sua vida foi, de fato, separada do resto do mundo.
Desde cedo, São João Batista foi para o deserto para que ali pudesse consagrar-se inteiramente à sua missão. E esse ato já demonstra para nós a excelência de sua entrega a Deus.
Por isso, não faltou em seu histórico de vida virtudes e motivos que o tornam digno de reverência e devoção. Vejamos:
A coragem profética de João Batista
Nas circunstâncias em que São João Batista se encontrava em seu tempo, falar a verdade poderia ser motivo de prisão e até mesmo de morte. Mas como amante daquilo que era puro e justo, e com uma firme coragem, ele denunciou as injustiças e aquilo que era pecado.
Contudo, levou o povo em busca de uma vida de conversão, preparando-os para a vinda do Senhor e dando sua vida por isso.
Tornou-se para nós um modelo de profeta que anunciou a Boa Nova com destemor e incondicionalmente. Pois, segundo o Monsenhor Jonas Abib da Comunidade Canção Nova: “profeta e mártir são sinônimos”; e quem quer ser profeta, precisa estar preparado para dar a sua vida por Cristo.
Símbolo de arrependimento e conversão
São João Batista pregava a necessidade de arrependimento e conversão para o Reino de Deus. E a mensagem que ele trazia não estava presente somente nas suas palavras, mas também na sua forma de viver.
Sua morada no deserto e a forma austera e penitente que vivia eram uma seta que apontava para o que estava por vir. Afinal, devemos sempre nos preparar para estar em estado de graça e nos unirmos mais perfeitamente ao nosso Senhor que é Santo.
Logo, a vida íntegra de São João Batista é uma maneira de enxergarmos um convite à santidade. Isso não quer dizer que devamos deixar nossas casas e irmos morar no deserto ou algo parecido. Mas nos recorda que ainda que tenhamos muitos bens aqui nessa terra, o que temos de mais valioso é Deus; é Nele que deve estar o nosso coração.
João Batista: exemplo na prática das virtudes
Uma fé inabalável, humildade profunda e ardente caridade são apenas algumas das virtudes que fazem de São João Batista um modelo de virtudes.
Dessa maneira, a vaidade, o orgulho ou até mesmo a soberba jamais foram vistos em sua vida. E essa verdade podemos facilmente constatar através de citações bíblicas. Por exemplo, em Jo 8,28 vemos que João é confundido com Jesus pois tão grande era a sua santidade. Mas, ele afirma: “Eu não sou O Cristo” e “não sou digno de desatar a correia de sua sandália”.
A vida de João era assim uma constante revelação de quem era Cristo: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).
Portanto, todo aquele que se coloca como devoto de São João Batista pode ter a certeza de que trilhará um caminho seguro rumo à santidade.
São João Batista, rogai por nós!