Blog

Práticas espirituais para o bem-estar mental

Compartilhe!

97531

Quais são as práticas espirituais e como elas podem ajudar no bem-estar e na nossa saúde mental? Essas questões são apenas alguns dos temas que podemos destacar para falar sobre o que ajuda e o que não ajuda a ter uma vida saudável nos dias de hoje. 

No entanto, estamos vendo passar, diante dos nossos olhos, uma realidade em que os prazeres imediatos praticamente nos afastam daquilo que realmente importa: a conexão conosco mesmo, com o outro e com aquilo que nos transcende. 

Além disso, a correria do dia a dia, as cobranças sociais e a exposição constante às informações, para muitos, tem sido o caminho para um estado de estresse crônico, ansiedade e até mesmo depressão. Portanto, é necessário buscar formas de equilibrar nossas vidas e priorizar nosso bem-estar. Nesse contexto, as práticas espirituais podem desempenhar um papel fundamental no bem-estar, ajudando-nos a encontrar paz interior e equilíbrio em meio ao caos cotidiano.

Entenda o que é espiritualidade para poder praticá-la

Antes de tudo, espiritualidade é tudo aquilo que nos direciona para uma busca e conexão com o divino, transcendente ou uma realidade última que ultrapassa a nossa maneira de perceber o mundo material. Logo, não se chegará a um bem-estar mental se a espiritualidade for resumida a rituais ou dogmas. Mas, sim, deve-se elevar o conceito àquilo que nos eleva de tal modo que cria uma conexão profunda com algo maior que nós mesmos. 

Dentro da perspectiva de prática espiritual como geradora de bem-estar mental, a Espiritualidade Cristã nos coloca dentro de um processo. Trata-se de um processo de despertar para um passo a passo que pode durar a vida inteira e que exigirá consistência. Ao mesmo tempo em que trará a riqueza de uma vida envolta em oração, tendo a gratidão como ferramenta poderosa para fortalecer a mente. Além disso, acalmar o coração e reconectar seu ser com a essência divina que reside em cada um de nós.

No entanto, é preciso lembrar que nossa espiritualidade é comunitária e ultrapassa as fronteiras da individualidade. E é por isso, que, por mais que o caminho da prática espiritual comece por dentro, ele sempre nos levará para o outro, para a comunidade, para o coletivo.  

Bem-estar mental: a oração é a chave que abre as portas da mente

Quando falamos de práticas espirituais, estamos objetivamente falando também de  oração e suas diversas formas: adoração, ação de graças, petição, súplica, oração de confissão ou ainda de intercessão. E, consequentemente, se feitas todos os dias, essas orações têm o poder de produzir frutos de bem-estar que, muitas vezes, nem percebemos. 

Sendo assim, aqui trazemos três exemplos de bem-estar mental que uma vida de práticas espirituais pode proporcionar: 

  1. Redução do estresse e ansiedade: estudos demonstram que a oração pode ativar o sistema nervoso parassimpático, responsável pela resposta de relaxamento do corpo. Logo, isso ajuda a diminuir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo uma sensação de calma e bem-estar.
  2. Melhora da resiliência emocional: a oração pode fortalecer a capacidade de lidar com desafios e adversidades. E, ao conectar-se com uma força maior, a pessoa que reza encontra conforto, esperança e força para enfrentar momentos difíceis, desenvolvendo maior resiliência emocional.
  3. Promoção da gratidão e positividade: a prática da oração, especialmente as orações de ação de graças, ajuda a focar nas coisas boas da vida, cultivando a gratidão e a positividade. E essa mudança de perspectiva contribui para uma maior satisfação com a vida e melhora o humor.

Contudo, é importante lembrar que a oração não substitui o tratamento profissional para problemas de saúde mental. No entanto, pode ser uma ferramenta valiosa para complementar o tratamento e promover o bem-estar emocional.

A meditação da Palavra como principal geradora de bem-estar mental

Imagine um momento de silêncio em que você se conecta com a sabedoria contida nas Sagradas Escrituras. A meditação da Palavra de Deus é uma das formas mais simples, profundas e dinâmicas de cultivar uma vida espiritual. 

Contudo, meditar ou realizar uma Leitura Orante, não se trata apenas de ler a Bíblia. Mas é mergulhar em seus ensinamentos, inserir-se no contexto bíblico, permitindo que as mensagens contidas ali ressoem em seu coração e mente. 

Sendo assim, reservar um tempo diário para a meditação da Palavra pode trazer uma sensação de paz profunda, clareza mental e direção, oferecendo consolo em tempos de aflição e sabedoria para enfrentar os desafios da vida.

E como diz o Papa Francisco, a espiritualidade bíblica acontece no ouvir, rezar e colocar em prática as Sagradas Escrituras

Praticar a gratidão também é prática espiritual

A prática da gratidão é uma grande aliada na busca do bem-estar mental. Por exemplo, quando reconhecemos e agradecemos pelas bênçãos em nossas vidas, grandes ou pequenas, estamos alimentando a mente com uma positividade saudável. 

Então, ao focar no que a vida nos proporciona de bom, trazemos para o nosso cotidiano a gratidão. E ela reduz sentimentos de inveja e insatisfação, cultivando uma sensação de contentamento e plenitude. 

Resumindo, a gratidão nos livra do pecado de observar mais a vida do outro que a minha, do pecado da reclamação e da ingratidão a um Deus que tudo fez e tudo nos deu. 

A fé como aliada da prática espiritual que gera bem-estar

Integrar essas práticas espirituais (meditação, leitura orante e práticas de piedade) com a nossa fé, a potencializa ainda mais. E a fé nos fornece uma base sólida, um propósito e um sentido de pertencimento, mesmo em meio às adversidades. 

Nós, cristãos, acreditamos em Jesus, no seu poder de transformar as nossas vidas. E é por isso que, quando meditamos na Palavra, oramos e praticamos a gratidão com o coração cheio de fé, estamos não apenas cuidando da nossa saúde mental. Mas estamos também fortalecendo nosso relacionamento com Deus e encontrando força para superar os desafios da vida.

Despertar a espiritualidade é encontrar o caminho da paz interior

As práticas espirituais são ferramentas poderosas para o bem-estar mental. Ao integrá-las em nossas rotinas diárias e nutri-las com a fé, podemos cultivar uma mente saudável e um espírito forte, preparados para viver uma vida com serenidade e confiança.

Para saber mais e aprofundar o tema, é só clicar nos links abaixo: 

Catequese do Papa Francisco- 22. A oração com as Sagradas Escrituras 

Rezar faz bem para a saúde

ouvir, rezar e colocar em prática as Sagradas Escrituras. 

O que é a Leitura Orante

Passos da Leitura Orante

Aproveite para ler também: Metade do ano passou, e o que você fez?

Assine nossa
Newsletter e receba conteúdos exclusivos