Presença Religiosa

A presença religiosa de institutos e congregações sempre esteve presente na história da Catedral São João Batista. Todavia essa presença é marcada pelo auxílio dos religiosos  nos trabalhos pastorais e vocacionais da paróquia. Promovendo, desta forma, a vivência da fé e a animação vocacional dos jovens.

A primeira Congregação a ser essa presença religiosa na Catedral foram os padres salesianos de Dom Bosco. Atualmente a paróquia é administrada pelos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, também conhecidos como Dehonianos . Além deles, a comunidade possui o suporte pastoral das irmãs Carmelitas do Espírito Santo.

Irmãs Carmelitas

A comunidade Divino Espirito Santo das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, foi fundada em 11 de fevereiro de 2011 a pedido do Dom Augustinho Petry, com o objetivo de ser uma uma presença religiosa, na Catedral São João Batista. 

Atividades realizadas pelas irmãs

  • Acolhida de pessoas que vão até a Catedral em busca de consolo, de escuta, de atendimento espiritual e aconselhamento. 
  • Promovem momentos de oração, adoração, visitamos famílias, enfermos e hospitais. 
  • Prestam apoio às pastorais da Catedral sempre que possível, atuando com mais frequência  junto aos MECEs, catequese, liturgia, RCC e coordenação da Pastoral do Coroinhas e Acólitos. 
  • Atendem pedidos para palestras e orientação de encontros e retiros.
  • Promovem o encontro mensal da Juventude Mensageira (movimento ligado ao  Carisma).