A Festa de São João Batista é uma das festas mais tradicionais e populares do Brasil. E ela acontece no dia 24 de junho, dia em que a Igreja celebra a sua natividade, e é marcada por uma série de tradições culturais, religiosas e sociais.
Contudo, a figura de São João Batista é tão importante que ela transcende países, etnias e crenças. Assim, não somente aqui no Brasil, essa festa é um momento de bastante alegria em todo o mundo. E esse é o grande motivo que faz das festas juninas um conjunto de costumes e tradições de diversos povos.
Para compreendermos o que está por trás das tradições da festa de São João Batista, precisamos entender mais as suas origens e o seu significado. Por isso, continue lendo e entenda mais um pouco como se formaram os costumes juninos que temos hoje.
A origem da festa de São João Batista
A festa de São João Batista que vemos hoje é uma combinação de diversos acontecimentos ao longo dos anos.
Sabe-se que os povos antigos, particularmente na Europa, realizavam festivais para celebrar o solstício de verão, marcado pelo dia mais longo do ano. E esses rituais frequentemente incluíam fogueiras, danças e cânticos, simbolizando a fertilidade, a luz e a renovação.
Porém, segundo o Jornal da Paraíba, com a disseminação do Cristianismo, muitas dessas tradições pagãs foram assimiladas e reinterpretadas pela Igreja Católica. E no caso da festa de São João Batista, a Igreja designou o dia 24 de junho como data para celebrar o nascimento do santo precursor de Jesus Cristo.
Com isso, houve uma cristianização das festividades pagãs existentes. E assim, os elementos folclóricos e agrícolas foram mantidos, mas revestidos de um novo significado religioso.
Origens das tradições no Brasil
A festa junina foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, que já tinham a celebração de São João Batista em seu calendário.
Porém, no Brasil, a festa foi enriquecida com elementos culturais locais e influências dos povos nativos, resultando na celebração diversa e colorida que temos hoje. Então, vamos ver alguns desses elementos?
- Fogueiras: a prática de acender fogueiras remete aos antigos rituais pagãos e simboliza a luz que guia e protege.
- Quadrilhas: danças coletivas que reproduzem cenas de vida rural, muitas vezes associadas a um casamento caipira.
- Comidas Típicas: pratos à base de milho, como pamonha, canjica e milho cozido, refletem a colheita da safra junina.
- Festejos Religiosos: novenas, missas e procissões em homenagem a São João Batista são realizadas, especialmente em comunidades mais tradicionais.
Assim, por todo o país, principalmente nas cidades nordestinas, como Caruaru- PE e Campina Grande – PB, as comemorações são tão elaboradas que incluem até rivalidade.
Mas é uma competição saudável, claro! E é fruto da vontade das comunidades em receber o título de “maior festa de São João do País”.
O aspecto mais importante na Festa de São João Batista
Embora a festa de São João apresente raízes profundas e variadas, combinando elementos religiosos, culturais e agrícolas, o seu sentido cristão é o mais relevante.
Afinal de contas, se estamos celebrando São João, é a sua vida e o seu exemplo que mais devem ser levados em consideração. É ele que foi o precursor de Cristo, a voz que clamava no deserto e anunciava a chegada do Messias.
E sendo João Batista um santo da Igreja católica, não há como fugir de toda a espiritualidade que existe por trás dessa realidade.
Dessa maneira, celebrar São João Batista vai além de músicas animadas, barulhos de fogos e enfeites coloridos. É um momento de celebrar a fé católica, a vida dos santos e a forte missionariedade da Igreja Cristã.
Portanto, se desejamos de fato celebrar a festa de São João Batista, além das festas divertidas, precisamos nos aproximar das celebrações litúrgicas, ou seja da Santa Missa em honra a esse grande santo.
Faça essa experiência conosco!
Aqui em Rio do Sul – SC, nós da Catedral de São João Batista, não poderíamos ficar de fora. Afinal de contas, a festa de São João Batista é muito especial para nós!
É um momento grandioso onde podemos agradecer pelas graças recebidas e também pedir a sua intercessão por aquelas que ainda não alcançamos. Além de ser a nossa grande oportunidade de homenagear o nosso Padroeiro.
Por isso, temos uma programação toda especial nessa época do ano. Contando com momentos de espiritualidade e também de diversão para toda a família.